terça-feira, 2 de abril de 2013

TECNOLOGIA DE PROCESSOS E MATERIAIS - OFFSET E ROTOGRAVURA

Olá caros e caras, tudo bem?

Venho através desse inserir alguns gráficos para facilitar a compreensão de certos processos de impressão vistos em sala. Iniciando pela impressão offset e pela Rotogravura.

OFFSET - também chamada de impressão indireta

Observem o diagrama abaixo e as anotações do caderno para se ter mais clareza sobre o conteúdo.

Lembremos do que vimos em sala, que a impressão offset tem esse nome pois não imprime diretamente no substrato, nessa técnica de mipressão (que é planográfica) a chapa recebe a tinta, e por meio da atração e repulsão entre áreas lipófilas e hidrófilas, a tinta se fixa justamene onde deve se fixar, ou seja, por ser gordurosa fixa-se na área de grafismo que é lipófila.

A partir daí a chapa passa a imagem para a blanqueta (também chamada de "cauchú"), e a blanqueta é que passa a imagem para o substrato. Isso pois a chapa está constantemente úmida, tanto pela água como pela tinta gordurosa e esse modo indireto (passando pela blanqueta antes) faz com que o substrato não seja deteriorado pelo processo úmido da atração e repulsão.

A imagem abaixo mostra que isso ocorre em cada torre de impressão, sendo que cada torre pode conter tinta ou verniz, vide imagem abaixo.

MIPRESSÃO ROTOGRÁFICA
Já o sistema da rotogravura ocorre de maneira direta, sendo que o rolo é prensado diretamente sobre o suporte. Normalmente é rotativa (papéis em cilindros), quando isso ocorre o corte e vinco pode ser realizado numa mesma máquina.

Vale resslatar que o suporte deve ser razoavelmente flexível, visto que necessita se aprofundar nas áreas encavadas da matriz de impressão.

A grande vantagem da rotogravura é possuir uma matriz tão resistente que consegue realizar uma grande tiragem de mipressão, ideal para jornais e revistas de grande tiragem.



Bom, vale indicar mais uma vez um dos livros que está na biblioteca e contém várias dessas informações, se trata do livro "Planejamento Visual Gráfico", de Milton Ribeiro, que consta na biblioteca e já foi citado em sala.

RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. LGE Editora, Brasília, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário